3 ASSUNTOS RECORRENTES EM QUESTÕES DO EXAME DE CERTIFICAÇÃO PSM I

3 ASSUNTOS RECORRENTES EM QUESTÕES DO EXAME DE CERTIFICAÇÃO PSM I

Passar no exame de certificação PSM I pode significar uma tarefa árdua e dolorosa, quando não se tem a estratégia correta. Do contrário, a jornada de certificação pode ser um grande momento de aprendizado e reflexão.

No fim deste artigo tem um aviso importante para você.

Após ajudar profissionais a conquistar a certificação PSM I reparei que existem alguns assuntos recorrentes em todo exame PSM I. Aqui eu exploro quais assuntos são esses e que perguntas você precisa responder para responder a qualquer questão sobre eles.

Vamos em frente?

1. As responsabilidades de cada membro do time Scrum

O exame de certificação testa seus conhecimentos sobre cada papel do time SCRUM. Por exemplo, você sabe o que um SCRUM Master faz? Tem certeza que sabe? Vejamos: Quem deve participar da reunião diária (daily meeting? Se você respondeu Time e SCRUM Master já errou.

O SCRUM Master não é uma exigência para a daily acontecer. Parece estranho, porque no dia a dia você vai ver o SCRUM Master facilitando a daily. Mas para o exame de certificação isso não vale.

O que importa é o que foi definido no Guia SCRUM. É nessas horas que a experiência do dia a dia pode te atrapalhar.

2. O cancelamento de uma sprint

Quem pode cancelar uma sprint? Tá, você vai responder: “o Product Owner”. Isso é fácil! Mas em que situações ele pode cancelar a sprint? Não é só quando a meta da sprint deixa de fazer sentido.

Para e pense: quando e como a meta da sprint deixa de fazer sentido? É esse nível de compreensão do framework que você precisa ter para passar no exame de certificação PSM I.

3. O início da próxima sprint

A sprint acabou. Quando começa a próxima? Quando é que o trabalho de integração ou deployment acontece? Dá pra fazer uma sprint só para fazer a integração dos vários incrementos dos times?

Não basta dizer que a próxima sprint começa obrigatoriamente após a finalização da anterior.

Você precisa conhecer as diferentes nuances.

Se acha preparado?

Se eu puder te dar um último conselho é esse: Cuidado para não memorizar questões de simulados e ficar com a falsa percepção de que você domina o assunto. Você precisa realmente entender o framework SCRUM.

Até a próxima!

.

Estão abertas as inscrições para meu treinamento treinamento ao vivo e online de preparação para a certificação PSM I. Com esse treinamento você recebe 9 incríveis simulados e participa de uma comunidade para tirar suas dúvidas. E tudo isso por um investimento (R$) que está quebrando o mercado. Você não vai acreditar!

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *