3 ASSUNTOS RECORRENTES EM QUESTÕES DO EXAME DE CERTIFICAÇÃO PSM I
Passar no exame de certificação PSM I pode significar uma tarefa árdua e dolorosa, quando não se tem a estratégia correta. Do contrário, a jornada de certificação pode ser um grande momento de aprendizado e reflexão.
No fim deste artigo tem um aviso importante para você.
Após ajudar profissionais a conquistar a certificação PSM I reparei que existem alguns assuntos recorrentes em todo exame PSM I. Aqui eu exploro quais assuntos são esses e que perguntas você precisa responder para responder a qualquer questão sobre eles.
Vamos em frente?
1. As responsabilidades de cada membro do time Scrum
O exame de certificação testa seus conhecimentos sobre cada papel do time SCRUM. Por exemplo, você sabe o que um SCRUM Master faz? Tem certeza que sabe? Vejamos: Quem deve participar da reunião diária (daily meeting? Se você respondeu Time e SCRUM Master já errou.
O SCRUM Master não é uma exigência para a daily acontecer. Parece estranho, porque no dia a dia você vai ver o SCRUM Master facilitando a daily. Mas para o exame de certificação isso não vale.
O que importa é o que foi definido no Guia SCRUM. É nessas horas que a experiência do dia a dia pode te atrapalhar.
2. O cancelamento de uma sprint
Quem pode cancelar uma sprint? Tá, você vai responder: “o Product Owner”. Isso é fácil! Mas em que situações ele pode cancelar a sprint? Não é só quando a meta da sprint deixa de fazer sentido.
Para e pense: quando e como a meta da sprint deixa de fazer sentido? É esse nível de compreensão do framework que você precisa ter para passar no exame de certificação PSM I.
3. O início da próxima sprint
A sprint acabou. Quando começa a próxima? Quando é que o trabalho de integração ou deployment acontece? Dá pra fazer uma sprint só para fazer a integração dos vários incrementos dos times?
Não basta dizer que a próxima sprint começa obrigatoriamente após a finalização da anterior.
Você precisa conhecer as diferentes nuances.
Se acha preparado?
Se eu puder te dar um último conselho é esse: Cuidado para não memorizar questões de simulados e ficar com a falsa percepção de que você domina o assunto. Você precisa realmente entender o framework SCRUM.
Até a próxima!
.
Estão abertas as inscrições para meu treinamento treinamento ao vivo e online de preparação para a certificação PSM I. Com esse treinamento você recebe 9 incríveis simulados e participa de uma comunidade para tirar suas dúvidas. E tudo isso por um investimento (R$) que está quebrando o mercado. Você não vai acreditar!
.


Marcelo Neves tem 25 anos de experiência em Tecnologia, Processos e Produtos. É formado em Tecnologia de Processamento de Dados e pós-graduado em Gestão de Projetos pela UFRJ. Tem ajudado diversas empresas a adotar abordagens ágeis e cultura de produto. Já atuou em empresas do segmento de educação, bancário, indústria da moda feminina e indústria médica. É proprietário da empresa Anelox onde oferece consultoria à empresas de produtos, análise de negócios e agilidade. Atualmente Marcelo Neves trabalha como especialista no desenvolvimento de Product Owners. Criou o curso Professional Product Leader de formação de Product Owners. Marcelo também mentora individualmente profissionais que estão em transição de carreira para a área de produtos. A jornada profissional de Marcelo começa no ano de 1990, quando começa em seu primeiro emprego no Banco Real como office boy. Em 1993 começou a faculdade de Computação no Rio de Janeiro. Logo no primeiro ano iniciou o primeiro estágio no Banco do Brasil. No ano seguinte foi trabalhar como desenvolvedor de software de computador em Clipper em uma pequena empresa de informática. Em 1997 foi trabalhar em outra empresa de consultoria onde atuou por 13 anos. Nesta empresa atuou como desenvolvedor de software, analista de negócios e tem sua primeira experiência como Product Owner. Em 2006 criou seu canal no Youtube. Mas só tomou coragem para postar seu primeiro vídeo em 2012. Seu canal no Youtube hoje tem mais de 16.000 seguidores e lá compartilha bastante conteúdo e vídeos sobre agilidade, produtos e gestão. No ano de 2007, ainda funcionário de uma empresa de consultoria, fundou a Anelox. Começou a prestar serviços de consultoria de análise de negócios, projetos e produtos. Depois de um bom tempo percebeu que sua didática era algo que o destacava de outros profissionais. Esse foi o estopim para decidir dedicar boa parte do seu tempo na criação de cursos presenciais e online que tem ajudado inúmeros profissionais no Brasil e também em outros países da América Latina. Em 2010 funda o Capítulo Rio de Janeiro do Instituto Internacional de Análise de Negócios. A ideia era promover a análise de negócios no Rio de Janeiro. Em 2011 foi convidado para participar da escrita do BABoK v3. Escreveu o corpo de conhecimento junto a um time de mais de 40 profissionais do mundo inteiro dedicados à análise de negócios. No ano de 2015 começa a atuar digitalmente com treinamentos e consultoria online e, quatro anos depois, cria o portal CANAL VALOR oferecendo ao público cursos gratuitos e pagos voltados para gestão de produtos e agilidade. Bem, esse relato é um pouco da história profissional de Marcelo Neves. É claro que tem muitos causos, desafios e alegrias durante essa jornada. Se tem algo que Marcelo aprendeu durante os anos é que devemos aprender a gostar do que se faz. Algo bem diferente, do que se defende, de que devemos fazer aquilo que se ama.