Como utilizar a Jornada do Herói no storytelling?
Já leu o artigo anterior “O que é storytelling“? Vamos refrescar a memória. Storytelling, é a arte de contar história, de emocionar e levar o leitor em uma viagem. Por uma história que tenha sentido, conexão, sustentação, vida e continuidade dos conteúdos.
Está com dificuldade de contar história? Então, vamos falar do jeito Disney de ser, de encantar os seus clientes. Se você assistiu aos filmes de animação da Pixar, deve ter ficado encantado com as suas histórias. Conseguem sair de uma simples história, para entregar a melhor experiência aos seus clientes. Vão além de filmes, utilizam a Jornada do Herói em todos os seus serviços e produtos.
O que é a Jornada do Herói? Em seu livro, “O Herói de Mil Faces”, o autor Joseph Campbell, mergulha nas histórias mais famosas que conhecemos. Seguindo um modelo de 12 etapas:
- O Mundo Comum;
- O Chamado à Aventura;
- Recusa do Chamado;
- Encontro com o Mentor;
- A Travessia do Primeiro Limiar;
- Aproximação da Caverna Secreta;
- Provas, Aliados e Inimigos;
- A Provação;
- A Recompensa;
- O Caminho de Volta;
- A Ressurreição;
- O Retorno com o Elixir.
No estudo realizado pela Rock Content, exemplifica a Jornada do Heroi pela perspectiva do filme “Procurando Nemo”.
Iniciando com a apresentação do protagonista (O Nemo); o conflito e sua necessidade de sair da zona de conforto; de agir e iniciar uma nova jornada; em enfrentar os novos desafios, que surgem com a mudança; a superação, novas descobertas e o seu retorno. O desejo do peixe-palhaço mais
encantador da história, e ensinar o que aprendeu em sua jornada fora da anêmona – local em que mora, este é o elemento “O Retorno com o Elixir”.
A estrutura da Jornada do Herói, consiste em transformar o protagonista como herói, em criar sua própria narrativa. Explorando todas as fases do início, meio ao fim. Os elementos citados acima, são adaptáveis, não necessariamente segue o mesmo estágio e nem que precisa utilizar as doze fases.
Já falei, que deve ser criativo? Para levar o leitor a viajar com você na história, precisa ser criativo, em ter objetividade e clareza na mensagem a ser transmitida. Pronto, agora você entendeu o que é A Jornada do Herói, que também é conhecida como “monomito”.
Como aplicá-la? Contando uma boa história, com simplicidade e fluidez. O medo paralisa, use a criatividade.
Notas
Pâmela Marques
Uma profissional em séries, a moça dos processos ágeis. Atua há 10 anos no mercado financeiro, colaborando com estratégias para o negócio. Sou apaixonada pela escrita, copywriting nas redes sociais e aspirante do LinkedIn (pamelamarquesd).