CURSO ONLINE GRATUITO

INTRODUÇÃO A ANÁLISE DE NEGÓCIOS ÁGIL

Que tal aprender a trabalhar com análise de negócios em contextos ágeis? Primeiro você aprende os conceitos fundamentais e
depois como criar especificações ágeis de um jeito simples e rápido.

1. QUANDO

Dias: 9 de setembro de 2020

Horário: 
20h00 às 22h00 – Aula
22h00 às 22h30 – Perguntas e respostas

ATENÇÃO: O curso será gravado e disponibilizado para acesso vitalício após sua realização.

2. PÚBLICO ALVO

Todo e qualquer profissional que trabalha com análise de negócios e que aprender como fazer funciona em contextos ágeis.

3. CONTEÚDO

O curso de INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE NEGÓCIOS ÁGEIS apresenta os principais conceitos.

1 – O que é análise de negócios ágil
Aqui você vai aprender o que é análise de negócios ágil. Não é mais novidade para ninguém que abordagens ágeis estão em praticamente todas as empresas. Portanto, a grande pergunta é: Como fazer análise em tais contextos?

2 – Qual é o papel do analista de negócios em contextos ágeis
Muitas empresas adotam o framework Scrum. Este define que existem somente três papéis: Scrum Master, product owner e time de desenvolvimento. Onde fica o analista de negócios? É correto afirmar que todo analista de negócios deve ser “convertido” em product owner? Tais perguntas serão respondias no curso.

3 – Como fazer uma especificação ágil
Já que em contextos ágeis a forma de trabalho é diferente, como trabalhar a especificação? Especificar é só escrever as histórias de usuário?

4 – Escrever histórias de usuário é o suficiente?
Escrever histórias e entregar para o time de desenvolvimento é suficiente para que este comece a implementar as funcionalidades? Ou será necessário fornecer mais algum detalhe?

5 – As dimensões do produto de software
Uma das grandes contribuições das abordagens ágeis é o conceito de gestão de produto. Durante muito tempo trabalhou-se debaixo do paradigma da gestão de projetos. Neste novo paradigma precisamos pensar em produto, e não apenas em projeto. O analista de negócios precisa pensar no produto e suas dimensões. Quais são essas dimensões?

6 – Como ser mais assertivo
Uma das qualidades mais requisitadas para um bom analista de negócios é a assertividade. Principalmente no que diz respeito a especificação. Como ser mais assertivo? Como descrever melhor o que precisa ser feito pelo time de desenvolvimento?

7 – Trabalhando com cenários reais na especificação
Especificar é fundamental para uma boa compreensão do time de desenvolvimento no que deve ser feito. Mas como especificar? Quais recursos temos para fazer uma boa especificação?

4. LOCAL DE REALIZAÇÃO

Online e ao vivo das 20h0 às 22h30

5. INSTRUTOR

Marcelo Neves é autor e palestrante de business agility. Já ajudou várias empresas a entender que agilidade nos negócios não significa criar squads rodando SCRUM. Bem, não tem sido um trabalho fácil. E quem disse que seria? Tem mais de 20 anos de experiência em programação, análise de negócios, gestão go-horse, gestão ágil, fazedor de memes no Instagram (@marcelonevespro), barista amador e faz tudo. Sempre entendeu que não existe trabalho menos nobre. O que existe é trabalho. Já passou por empresas do segmento de educação, bancário, moda feminina e a famigerada indústria das drogas, lícitas, claro! Depois de levar muitas pernadas da vida resolveu empreender e ajudar outros com seu conhecimento, experiência e uma leve pitada de sarcasmo.

6. CERTIFICADO

Ao fim do curso o aluno recebe o certificado com carga-horária de 2 horas do curso INTRODUÇÃO A ANÁLISE DE NEGÓCIOS ÁGIL.

7. INVESTIMENTO

GRATUITO