[RESUMO] SPRINT A SPRINT: ERROS E ACERTOS NA TRANSFORMAÇÃO CULTURAL DE UM TIME ÁGIL

[RESUMO] SPRINT A SPRINT: ERROS E ACERTOS NA TRANSFORMAÇÃO CULTURAL DE UM TIME ÁGIL

Montar um time e acreditar que agora é só entregar é uma das falácias mais comuns no mundo organizacional. O livro SPRINT A SPRINT, escrito por Mary Provinciatto e Paulo Caroli, aborda justamente os desafios da transformação cultural de um time ágil.

Neste breve resumo apresento os principais tópicos apresentados no livro. Este resumo não tem a intenção de substituir a leitura do livro, pelo contrário, mas incentivar você a ler a obra na íntegra.

Dediquei uma tarde para ler as quase 190 páginas do livro. Com um pouco de dedicação você consegue cumprir a tarefa em menos de 3 horas.

O livro inicia como uma proposta bastante ambiciosa:

“Este livro vai mudar a sua visão sobre como trabalhar dentro de um time ágil!”

A obra está dividida em 3 partes principais.

  1. Revisão de conceitos
  2. Dia a dia do time
  3. Documentos e artefatos

REVISÃO DE CONCEITOS

A primeira parte do livro apresenta uma revisão sobre os principais conceitos, abordagens e ferramentas de agilidade. Temas como SCRUM, método Kanban, histórias de usuário, MVP e outros mais fazem parte da primeira parte do livro.

Se esses assuntos não são novidade para você, pule-os. Até porque os autores investiram tempo demais discorrendo sobre temas já batidos.

O DIA A DIA DO TIME

A segunda parte foi escrita no estilo diário de bordo. Caroli e Provinciatto descrevem o dia a dia do time, SM e do consultor ágil, desde o momento de ideação até a entrega do MVP. O destaque fica para a atuação do consultor ágil e do SM em fazer o trabalho acontecer.

O trabalho acontece em 6 semanas:

SEMANA 1 – Lean Inception
SEMANA 2 – Normas da Equipe
SEMANA 3 – Excelência Técnica
SEMANA 4 – Foco na Entrega
SEMANA 5 – Consolidação
SEMANA 6 – Alinhamento com Stakeholders

Já no início os autores descrevem como o trabalho será conduzido e os entregáveis de cada semana. A título de exemplo, o trabalho da primeira semana é conduzido utilizando-se a técnica Lean Inception.

O livro consiste, em grande parte, na exposição de e-mails trocados entre o time (consultor, Scrum Master e os desenvolvedores) e das dinâmicas aplicadas.

Os e-mails dão boas ideias de como lidar com situações difíceis durante o processo de desenvolvimento. Ausência de um product owner e o time que não comparece a uma retrospectiva são apenas algumas das situações descritas no livro.

Os autores compartilham bons insights, como esse que você confere abaixo:

“Promova o encontro dos POs para alinharem o direcionamento estratégico entre todos os times. Isso provavelmente não é somente uma vez, mas sim encontros frequentes.”

Outro assunto de destaque no livro é a retrospectiva. São descritas algumas dinâmicas e atividades de team building que os autores rodaram com o time.

“… cancelar a retrospectiva é um indicador de que estamos operando de modo reativo mais do que proativo.”

A importância dada às retrospectivas é tamanha que o autor chega a dizer que “todo time deve fazer uma retrospectiva por semana, a menos que esteja sem tempo. Nesse caso deve fazer duas!”.

DOCUMENTOS E ARTEFATOS

Na última parte do livro são compartilhados os artefatos de trabalho:

  • Checklist de refinamento do trabalho (declaração de pronto)
  • Checklist do sprint backlog
  • Template de validação de ideias
  • Canvas MVP
  • Template do cartão de história
  • Template de OKRs

As dinâmicas utilizadas também não ficaram de fora e foram compartilhadas:

  • Ping Pong
  • Verificação de segurança
  • Criando segurança
  • Definição dos princípios do time
  • Pequena estrela-do-mar
  • Linha do tempo com altos e baixos
  • CLFA: considerações futuras, lições aprendidas, feitos e áreas problemáticas

O esforço feito pelos autores em relatar o dia a dia de um time agil é digno de nota. A obra é de real valor em especial para aqueles que não tem a experiência do dia a dia em aplicar os princípios e valores ágeis.

Boa leitura.

Quero ser avisado dos próximos artigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *