[RESUMO] SPRINT A SPRINT: ERROS E ACERTOS NA TRANSFORMAÇÃO CULTURAL DE UM TIME ÁGIL

Montar um time e acreditar que agora é só entregar é uma das falácias mais comuns no mundo organizacional. O livro SPRINT A SPRINT, escrito por Mary Provinciatto e Paulo Caroli, aborda justamente os desafios da transformação cultural de um time ágil.
Neste breve resumo apresento os principais tópicos apresentados no livro. Este resumo não tem a intenção de substituir a leitura do livro, pelo contrário, mas incentivar você a ler a obra na íntegra.
Dediquei uma tarde para ler as quase 190 páginas do livro. Com um pouco de dedicação você consegue cumprir a tarefa em menos de 3 horas.
O livro inicia como uma proposta bastante ambiciosa:
“Este livro vai mudar a sua visão sobre como trabalhar dentro de um time ágil!”
A obra está dividida em 3 partes principais.
- Revisão de conceitos
- Dia a dia do time
- Documentos e artefatos
REVISÃO DE CONCEITOS
A primeira parte do livro apresenta uma revisão sobre os principais conceitos, abordagens e ferramentas de agilidade. Temas como SCRUM, método Kanban, histórias de usuário, MVP e outros mais fazem parte da primeira parte do livro.
Se esses assuntos não são novidade para você, pule-os. Até porque os autores investiram tempo demais discorrendo sobre temas já batidos.
O DIA A DIA DO TIME
A segunda parte foi escrita no estilo diário de bordo. Caroli e Provinciatto descrevem o dia a dia do time, SM e do consultor ágil, desde o momento de ideação até a entrega do MVP. O destaque fica para a atuação do consultor ágil e do SM em fazer o trabalho acontecer.
O trabalho acontece em 6 semanas:
SEMANA 1 – Lean Inception
SEMANA 2 – Normas da Equipe
SEMANA 3 – Excelência Técnica
SEMANA 4 – Foco na Entrega
SEMANA 5 – Consolidação
SEMANA 6 – Alinhamento com Stakeholders
Já no início os autores descrevem como o trabalho será conduzido e os entregáveis de cada semana. A título de exemplo, o trabalho da primeira semana é conduzido utilizando-se a técnica Lean Inception.
O livro consiste, em grande parte, na exposição de e-mails trocados entre o time (consultor, Scrum Master e os desenvolvedores) e das dinâmicas aplicadas.
Os e-mails dão boas ideias de como lidar com situações difíceis durante o processo de desenvolvimento. Ausência de um product owner e o time que não comparece a uma retrospectiva são apenas algumas das situações descritas no livro.
Os autores compartilham bons insights, como esse que você confere abaixo:
“Promova o encontro dos POs para alinharem o direcionamento estratégico entre todos os times. Isso provavelmente não é somente uma vez, mas sim encontros frequentes.”
Outro assunto de destaque no livro é a retrospectiva. São descritas algumas dinâmicas e atividades de team building que os autores rodaram com o time.
“… cancelar a retrospectiva é um indicador de que estamos operando de modo reativo mais do que proativo.”
A importância dada às retrospectivas é tamanha que o autor chega a dizer que “todo time deve fazer uma retrospectiva por semana, a menos que esteja sem tempo. Nesse caso deve fazer duas!”.
DOCUMENTOS E ARTEFATOS
Na última parte do livro são compartilhados os artefatos de trabalho:
- Checklist de refinamento do trabalho (declaração de pronto)
- Checklist do sprint backlog
- Template de validação de ideias
- Canvas MVP
- Template do cartão de história
- Template de OKRs
As dinâmicas utilizadas também não ficaram de fora e foram compartilhadas:
- Ping Pong
- Verificação de segurança
- Criando segurança
- Definição dos princípios do time
- Pequena estrela-do-mar
- Linha do tempo com altos e baixos
- CLFA: considerações futuras, lições aprendidas, feitos e áreas problemáticas
O esforço feito pelos autores em relatar o dia a dia de um time agil é digno de nota. A obra é de real valor em especial para aqueles que não tem a experiência do dia a dia em aplicar os princípios e valores ágeis.
Boa leitura.

Marcelo Neves tem 25 anos de experiência em Tecnologia, Processos e Produtos.
É formado em Tecnologia de Processamento de Dados e pós-graduado em Gestão de Projetos pela UFRJ.
Tem ajudado diversas empresas a adotar abordagens ágeis e cultura de produto.
Já atuou em empresas do segmento de educação, bancário, indústria da moda feminina e indústria médica.
É proprietário da empresa Anelox onde oferece consultoria à empresas de produtos, análise de negócios e agilidade.
Atualmente Marcelo Neves trabalha como especialista no desenvolvimento de Product Owners. Criou o curso Professional Product Leader de formação de Product Owners.
Marcelo também mentora individualmente profissionais que estão em transição de carreira para a área de produtos.
A jornada profissional de Marcelo começa no ano de 1990, quando começa em seu primeiro emprego no Banco Real como office boy.
Em 1993 começou a faculdade de Computação no Rio de Janeiro. Logo no primeiro ano iniciou o primeiro estágio no Banco do Brasil. No ano seguinte foi trabalhar como desenvolvedor de software de computador em Clipper em uma pequena empresa de informática.
Em 1997 foi trabalhar em outra empresa de consultoria onde atuou por 13 anos. Nesta empresa atuou como desenvolvedor de software, analista de negócios e tem sua primeira experiência como Product Owner.
Em 2006 criou seu canal no Youtube. Mas só tomou coragem para postar seu primeiro vídeo em 2012. Seu canal no Youtube hoje tem mais de 16.000 seguidores e lá compartilha bastante conteúdo e vídeos sobre agilidade, produtos e gestão.
No ano de 2007, ainda funcionário de uma empresa de consultoria, fundou a Anelox. Começou a prestar serviços de consultoria de análise de negócios, projetos e produtos.
Depois de um bom tempo percebeu que sua didática era algo que o destacava de outros profissionais. Esse foi o estopim para decidir dedicar boa parte do seu tempo na criação de cursos presenciais e online que tem ajudado inúmeros profissionais no Brasil e também em outros países da América Latina.
Em 2010 funda o Capítulo Rio de Janeiro do Instituto Internacional de Análise de Negócios. A ideia era promover a análise de negócios no Rio de Janeiro.
Em 2011 foi convidado para participar da escrita do BABoK v3. Escreveu o corpo de conhecimento junto a um time de mais de 40 profissionais do mundo inteiro dedicados à análise de negócios.
No ano de 2015 começa a atuar digitalmente com treinamentos e consultoria online e, quatro anos depois, cria o portal CANAL VALOR oferecendo ao público cursos gratuitos e pagos voltados para gestão de produtos e agilidade.
Bem, esse relato é um pouco da história profissional de Marcelo Neves. É claro que tem muitos causos, desafios e alegrias durante essa jornada. Se tem algo que Marcelo aprendeu durante os anos é que devemos aprender a gostar do que se faz. Algo bem diferente, do que se defende, de que devemos fazer aquilo que se ama.

[email-subscribers-form id=”17″]