SIMULADO PSM I GRATUITO DE 10 QUESTÕES DA SCRUM.ORG

SIMULADO PSM I GRATUITO DE 10 QUESTÕES
DA SCRUM.ORG

Quer estar seus conhecimentos antes de fazer o exame PSM I da Scrum.org? Eu preparei um simulado de 10 questões para você verificar se está pronto.

Então confira abaixo o simulado. Você pode conferir as respostas no fim do simulado.

SIMULADO PSM I

1. Os times A e time B trabalham em dois diferentes projetos. O time A tem 8 membros e uma velocidade de 600. O time B tem 6 membros e uma velocidade de 500. Qual time desempenha mais?

A. Time B
B. Time A
C. Depende

2. Quando vários times estão trabalhando no mesmo produto. Quem deve se certificar de que os incrementos de produto são integrados em um único incremento?

A. Os desenvolvedores
B. O desenvolvedores e o Dono do Produto
C. O Dono do Produto
D. O Scrum Master

3. João é o mais novo Dono de Produto em um novo time. João projetou a data de conclusão do produto baseado na estimativa de velocidade de 21 pontos por sprint. Depois de 3 sprints, o time definiu sua velocidade máxima de 15 pontos e que afirma não é mais possível criar um incremento de produto ao fim de cada sprint. Qual é a melhor abordagem neste caso?

A. As sprints falharam em produzir os incrementos devido a falta de oportunidade de inspecionar e afaptar. O Scrum Master irá influenciar a organização para contratar mais pessoas para o Time de Desenolvimento e assim aumentar a capacidade do time.
B. ​O Scrum Master deve fazer um coach com o Time de Desenvolvimento para que este melhore suas estimativas e se comprometa em completar o backlog da sprint.
C. ​Extender a sprint para que o Time de Desenvolvimento possa completa o backlog da sprint.
D. Informar João, o Dono do Produto, que a data de conclusão do projeto não está correta. O Time de Desenvolvimento irá estimar o trabalho restante para produzir o incremento e finalizará o trabalho restante antes de puxar outras demandas.

4. Um Time de Desenvolvimento, que tem membros remotos, costuma gastar algum tempo antes da reunião diária para disponibilizar o espaço da reunião, os equipamentos de conferência e demais ferramentas necessárias. Como o Scrum Master deve lidar com esta situação?

A. Permitir o Time de Desenvolvimento se auto-organizar e decidir o que é melhor para eles.
B. Configurar a reunião e dizer ao Time de Desenvolvimento como a reunião deve ser realizada.
C. Dizer ao Time de Desenvolvimento para alternar o responsável pela organização da reunião.
D. Informar ao gestor e perguntar como isto pode ser resolvido.

Está gostando do simulado PSM I? Canal Valor tem um curso preparatório super completo para você se preparar para a certificação PSM I da Scrum.org. Ahh, esqueci de dizer que o treinamento vem com simulado PSM I como este aqui. Pra te falar a verdade são 9 simulados!

5. Qual é a ação mais apropriada para um Scrum Master quando o Dono do Produto está tendo dificuldade em gerenciar o backlog?

A. Pedir ao Time de Desenvolvimento que faça o trabalho ao invés do Dono do Produto.
B. Pedir ao Dono do Produto que organize os items baseado no tramanho e pedir ao Time de Desenvolvimento que trabalhe primeiro nos itens menores.
C. Oferecer ajuda ao Dono do Produto de forma que este entenda que a meta ao organizar o backlog do produto é maximizar o fluxo de valor.
D. ​Delegar o trabalho para o assistente do Dono do Produto.
E. Atrasar a sprint para que o Dono do Produto tenha tempo suficiente para priorizar o backlog.

6. Parte da Definição de Pronto define a necessidade de criar e atualizar a documentação técnica para manter o produto no futuro. O membro do time que escreve a documentação vai estar de férias durante a sprint. O que você deve fazer?

A. Encorajar os membros de outros times que escrevem a formar um time especializado para organizar e planejar o trabalho para múltiplos times.
B. Os membros do Time de Desenvolvimento irão escrever a documentação e serão responsáveis pela criação da documentação para criar o incremento pronto em conformidade com a Definição de Pronto.
C. Esperar até o membro do time voltar.
D. Completar todo o trabalho de desenvolvimento antes e fazer a documentação na sprint seguinte.

7. Pedro é um desenvolvedor sênior que recentemente começou a participar de um Time Scrum. Os membros desse time não conseguem se dar bem com ele e afirmam que Pedro não é adequado para a cultura existente. Caso seja necessário, quem é o responsável por remover Pedro e porquê?

A. O Scrum Master porque este é o responsável por remover impedimentos.​
B. O Time de Desenvolvimento é o responsável e pode pedir ajuda ao Scrum Master.
C. O departamento de RH, até porque este é o responsável por contratações.​
D. O Dono do Produto porque este é o responsável por gerenciar o time.

8. Antes do fim do planejamento da sprint o Time de Desenvolvimento percebe que planejou mais trabalho do que deveria para a próxima sprint. O trabalho planejado é superior a capacidade projetada. O que o Time de Desenvolvimento deve fazer?

A. Fazer hora-extra para completar o trabalho que se comprometeu a fazer na sprint.
B. Refazer o planejamento da sprint de forma a ter uma estimativa para acertada.
C. Trabalha com o Dono do Produto para remover ou modificar os items do backlog selecionados ou continuar o trabalho deixando o Dono do Produto ciente da situação.
D. Delegar algum trabalho para outro Time Scrum que tem sua capacidade subutilizada.

9. O Guia Scrum define que um Time de Desenvolvimento efetivo tem que ser multi-funcional, ou seja, todas s habilidades necessárias para construir o produto exitem dentro do time. Ao iniciar a adoção de Scrum, qual seria a vantagem de manter times especialistas (design, banco de dados, backend, frontend)?

A. Times especialistas tem habilidades necessárias para focar uma uma camada técnica específica.
B. Times especialistas geralmente tem todas as habilidades necessárias para entregar incrementos que adicionam valor de negócio.
C. Porque sua produtividade é previsível, eles podem entregar incrementos mais rápidos do que um time recém criado.
D. Porque eles vem trabalhando juntos por algum tempo, dessa forma terá menos disrupção inicial do que um novo time recém formado. À medida em que eles começarem a trabalhar irão descobrir o que funciona melhor e como mudar para um times multifuncional.
E. Existe menos sobrecarga de comunicação do que trabalhar em times multifuncionais.

10. O fluxo de valor é refletido na ordenação do backlog. Os itens de maior prioridade serão aqueles que devem ser trabalhados nas próximas sprints pelo Time de DEsenvolvimento. Estes itens geralmente estão mais claros e tem mais detalhes do que itens de menor prioridade. Tais itens de maior prioridade devem estar ‘Prontos’ o suficiente para serem apresentados durante o planejamento da print. Qual é a melhor descrição de um item do backlog ‘Pronto’?

A. Itens que estão no formato de história de usuário.
B. Itens que são casos de uso testáveis.​
C. Itens que estão claros o suficiente e tem informação suficiente para o Dono do Produto e o Time de Desenvolvimento entender o trabalho que precisa ser feito para criar uma estimativa para implementar a meta da print.
D. Itens que são tarefas funcionais (design, frontend, backend, arquitetura) que estão claros o suficiente para se saber quem estará fazendo o que durante a sprint.

RESPOSTAS DO SIMULADO

1. C
A informação fornecida não é suficiente para aferir o desempenho dos times. A velocidade é definida localmente não pode ser utilizada para comparar o desempenho de um time com outro.

2. A
É responsabilidade dos desenvolvedores achar uma forma e garantir que os incrementos sejam integrados em um incremento potencialmente lançável.

3. D
O time é recém criado e isto torna difícil estimar a velocidade sem dados empíricos. À medida em que o time trabalha, eles descobrem o quanto conseguem entregar. Geralmente leva algumas sprint para estabilizar a velocidade até porque existem mais variáveis desconhecidas no início de qualquer projeto.

4. A
Como time auto-organizado os membros devem decidir como eles irão melhor gerenciar a comunicação. O Scrum Master irá apenas tomar alguma ação quando for solicitado ou, se ao observar o time, existir um problema em potencial.

5. C
A principal preocupação do Dono do Produto é o fluxo de valor que pode ser visto na ordenação dos itens do backlog.

6. B
Todos os itens selecionados do backlog para a sprint são de propriedade do Time de Desenvolvimento. Ainda que membros individuais do time trabalhem em tarefas específicas, o Time de Desenvolvimento é o único responsável por fazer o trabalho de entrega do incremento pontecialmente lançável.

7. B
Aquele mais perto do problema é o melhor para entender e resolver o problema.

8. C
O backlog da print é o plano previsto para a próxima sprint. É um artefato vivo que se adapta durante a execução. Nem sempre é possível ter o plano perfeito pois o time aprende e descobre durante a sprint e novas informações emergem. Espera-se que o time adapter o plano caso este se desvie da meta da sprint.

9. D
Aqueles que irão fazer o trabalho são os mais indicados a decidir como o Time de Desenvolvimento irá estrutura o trabalho. Migrar para times funcionais pode ser menos disruptivo do que formar novos times abruptamente.

10. C

E, aí? Conseguiu pontuar bem? No Canal Valor você encontra o treinamento preparatório para certificação com 9 incríveis simulados PSM I. Confira aqui todos os detalhes.

O exame de certificação PSM I é composto de 80 questões que devem ser respondidas em 60 minutos. Você precisa estar afiado para responder cada questão em menos de um minuto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *