SIMULADO PSM II GRATUITO DE
10 QUESTÕES DA SCRUM.ORG

certificacao-psm-i-canal-valor
Quer estar seus conhecimentos antes de fazer o exame PSM II da Scrum.org? Eu preparei um simulado de 10 questões para você verificar se está pronto.Então confira abaixo o simulado. Você pode conferir as respostas no fim do simulado.

SIMULADO PSM II

1. Pedro, que é o Product Owner, tem fornecido, durante a daily, feedback positivo aos desenvolvedores que são capazes de concluir o trabalho. Ele quer garantir que o equipe está aderindo à diretriz (linha ideal), no gráfico de burn-down. O que André, o Scrum Master, deve fazer em resposta ao comportamento de Pedro? (escolha as duas melhores respostas)

A. André conversa com Pedro para discutir suas preocupações sobre como seu comportamento pode impactar os membros da equipe e propõe que ele pare temporariamente de participar da daily.
B. André orienta Pedro sobre as melhores práticas para atualizar o gráfico burn-down conforme ele fornece informações precisas sobre o desempenho da equipe.
C. Nada. André não precisa estar na daily e é responsabilidade da equipe decidir a melhor forma de administrá-lo.
D. André treina o time sobre o propósito da daily.

 

2. Um time solicitou um sprint (harnening Sprint) para ter tempo de integrar o trabalho produzido em Sprints anteriores e testar o produto antes de ser liberado. Quais são os três cenários mais prováveis de ocorrer? (escolha as três melhores respostas)

A. A definição do time não está sendo seguida durante a Sprint.
B. A definição de concluído (DOD) do time não é abrangente o suficiente ou está incompleta causando o aumento da dívida técnica.
C. Os desenvolvedores estão encontrando dificuldades para integrar todos os icrementos produzidos nas Sprints.
D. Isso é aceitável porque cada versão deve ter pelo menos um Sprint de reforço.
E. O Scrum foi customizado de maneira adequada para fazer o trabalho anterior liberável.

 

3. Quais são os benefícios de ter uma Definição de Pronto? (escolha as três melhores respostas)

A. É uma lista de verificação para monitorar o progresso do desenvolvedor em uma tarefa.
B. Ele fornece orientação para o Time Scrum quando eles estão prevendo seu Sprint
Backlog durante o planejamento do Sprint.
C. Conforme os desenvolvedores estão fazendo o trabalho, ele fornece orientação sobre o trabalho restante necessário para criar o incremento potencialmente entregável até o final da Sprint.
D. Isso ajuda o Time Scrum a adiar qualquer trabalho pendente para Sprints subsequentes.
E. Ele cria transparência e fornece um entendimento comum do estado ‘concluído’
do incremento apresentado na Sprint Review.
F. Ajuda o Time Scrum a decidir quanto tempo é necessário antes que o Sprint possa
fim.

 

4. Uma organização deseja escalar o esforço de desenvolvimento de um dos produtos. O que você deve estar ciente quando se tem mais de um time trabalhando no mesmo produto? (escolha as duas melhores respostas)

A. Uma pessoa que trabalha em tempo integral no mesmo time é muitas vezes mais produtiva do que a mesma pessoa trabalhando em vários times.

B. Um backlog de produto bem estruturado pode minimizar e, muitas vezes, eliminar a necessidade de membros para mudar de time durante uma sprint.

C. Os membros do time devem trabalhar em tempo integral em um único time Scrum.

D. Ao escalar o Scrum, você também deve escalar o time-box dos eventos pois você terá mais pessoas.

 

5. Pedro integrou o time como o novo product owner (Dono do Produto). Os desenvolvedores têm trabalhado juntos no produto por vários meses e tem uma boa compreensão do trabalho e domínio do negócio. O product owner, sendo novo na empresa, precisa da sua ajuda para começar a atuar neste papel (PO). Como Scrum Master, qual é a forma mais apropriada de ajudar Pedro? (escolha as duas melhores respostas)

A. Incentive o product owner (Dono do Produto) a começar a se envolver com as partes interessadas do produto para entender suas necessidades e expectativas. Lembre ao product owner que é importante realinhar com frequência as necessidades do negócio e de mercado pois estão em constante mudança. No mínimo isso é feito na revisão da sprint (review) com o time e partes interessadas do produto.

B. Aconselhe o product owner a participar das dailys (Reuniões diárias) e fazer perguntas ativamente a fim de entender no que os desenvolvedores estão trabalhando. Ele deve estar ajudando o time a alinhar seu trabalho no dia a dia para cumprir os cronogramas dos projetos.

C. Organize uma sessão de construção de equipe entre as sprints, a fim de construir confiança entre os desenvolvedores e o product owner.

D. Sugira que o product owner delegue temporariamente algumas de suas responsabilidades sobre o backlog para os desenvolvedores, pois eles já têm uma boa compreensão do produto. Aconselhe-o a usar isso como uma oportunidade para fazer perguntas e ficar atualizado.

 

6. Pedro, que é product owner, foi encarregado de assumir uma nova iniciativa. Já existe um orçamento e time definidos para o produto. O time já trabalho com Pedro um uma iniciativa anterior. Com base no desempenho anterior, Pedro estimou que o novo produto pode ser concluído dentro do orçamento de 10 sprints. Ao longo dos primeiros 2 sprints, o time está obtendo uma velocidade média de 18 unidades por sprint, mas não é capaz de completar totalmente os testes de integração. Um esforço adicional será necessário para fazer o incremento entregável. Pedro havia originalmente projetado um velocidade sustentável de 20 unidades por sprint para completar o produto em 10 sprints. Qual é a forma mais eficaz de recuperar? (escolha a melhor resposta)

A. Nos próximos sprints, os desenvolvedores se esforçam para tornar o trabalho selecionado o mais próximo de ‘feito’ quanto possível e, no mínimo, 90% concluído. Qualquer trabalho desfeito é dividido em novos itens no backlog do produto que serão adiados para o último sprint afim de manter a velocidade estável.

B. Os desenvolvedores informam a Pedro que as projeções até o momento não estão corretas. Porque os incrementos não são liberáveis, eles dão a Pedro sua estimativa de esforço que levaria para fazer o trabalho anterior “feito” e sugerir fazer esse trabalho primeiro antes de trabalhar em novos recursos. O time também reavalia o esforço para implementar o itens restantes do backlog do produto, incluindo o trabalho de integração. No fim das contas, cabe a Pedro decidir se deseja continuar ou cancelar o projeto.

C. O Scrum Master irá gerenciar backlog da sprint e atribuir o trabalho ao desenvolvedores para garantir a utilização máxima de cada membro. Este deve manter controle de recursos não utilizados para que não impactem o orçamento. O rrçamento não utilizado pode ser alocado para sprints adicionais, se necessário.

D. O Scrum Master move qualquer novo trabalho para um backlog de produto separado. Esses itens são alocados para um ou mais sprints de lançamento. Este lembra Pedro de trabalhar com o Comitê Diretivo para alocar fundos adicionais para sprints de liberação suficiente para o trabalho não planejado. É função de Pedro manter os usuários e as partes interessadas informados dos impactos sobre a data de lançamento.

 

7. Os desenvolvedores têm usado a daily para relatar suas tarefas diárias para Pedro, que é o product owner. Qual é a melhor forma de agir para o Scrum Master neste caso? (escolha a melhor resposta)

A. Pedir a Pedro para parar de frequentar a daily.

B. Ajudar Pedro e os desenvolvedores a entender o propósito da daily e deixar eles decidam o que fazer.

C. Permitir que Pedro participe da daily, pois ele é responsável por garantir que o time está tendo um desempenho adequado.

D. Facilitar as dailys para evitar quaisquer conflitos entre os desenvolvedores e Pedro.

 

8. Você é o Scrum Master em uma nova iniciativa. Construir o produto será um esforço que envolverá vários times. Pra iniciar, você agenda uma sessão com os futuros membros para que eles possasm se organizar em times. Ao fornecer-lhes diretrizes, alguns membros perguntam quem deve ser o responsável por coordenar o trabalho entre os times Scrum. Qual é a melhor resposta? (escolha a melhor resposta)

A. Diga a eles que você irá interagir com todos os times diariamente e sincronizar seus backlogs da sprint para eles antes de cada daily.

B. Treine-os para que possam formar times coletivamente, onde cada time irá ter todas as habilidades e competências necessárias para criar um produto liberável ao fim de cada sprint.

C. Aconselhe a usar ferramentas de controle de versão para eliminar dependências entre times e endereçar questões de coordenação.

D. Cada time elege um membro para participar da daily dos outros times para garantir o alinhamento adequado.

E. Ensine o product owner (Dono do Produto) a definir rótulos aos itens do backlog do produto para identificar qual time irá trabalhar em quais itens.

 

9. Um time tem um total de seis desenvolvedores, onde 4 membros que trabalham tempo integral no escritório e 2 membros que trabalham tempo parcial em casa. Os desenvolvedores estão reclamando que é muito difícil sincronizar todos os dias e sugeriu realizar a daily dia sim, dia não. Quais são as três principais preocupações se a daily for realizada com menor frequência? (escolha as três melhores respostas)

A. Levará mais tempo para levantar e resolver os impedimentos.

B. As oportunidades de inspecionar e adaptar o backlog da sprint são reduzidas.

C. O plano da sprint se tornará menos preciso e a transparência no progresso em direção ao objetivo da aprint srá menor conforme a frequência de compartilhamento de informações diminui.

D. O Scrum Master perde a capacidade de atualizar o gráfico burn-down de forma adequada.

E. O product owner (Dono do Produto) não pode inspecionar com precisão a utilização de cada membro do time.

 

10. No planejamento da sprint os desenvolvedores não são capazes de estimar com segurança os itens do backlog do produto por causa da falta de clareza sobre os requisitos. No entanto, o product owner tem uma clara visão do objetivo de negócio que ele espera alcançar com o incremento da sprint. Quais das seguintes são as respostas mais apropriadas? (escolha as duas melhores respostas)

A. Os desenvolvedores devem fazer o seu melhor em estimar quais itens podem ser concluídos e que mais provavelmente atenderá aos objetivos de negócio. Crie um backlog da sprint suficiente para começar o trabalho de implementação nos primeiros dias. Uma vez que o prazo de planejamento acaba, o trabalho de implementação deve começar e o backlog da sprint é adaptado ao longo da sprint.

B. Estender o planejamento da sprint até que o dacklog da sprint seja totalmente criado e todos entrem em acordo.

C. Adiar temporariamente o planejamento da sprint para dar ao product owner tempo para que este faça o refinamento nos itens do backlog do produto. Reinicie o planejamento da sprint quando itens suficientes para o próxima sprint atenderem à Definição de Pronto.

D. Use a próxima retrospectiva para discutir por que isso aconteceu e o que pode ser feito para reduzir o risco disso ocorrer novamente.

RESPOSTAS DO SIMULADO PSM II

1. A e D

O Scrum Master é responsável por promover e apoiar o processo Scrum conforme definido no Guia do Scrum. Scrum Masters fazem isso ajudando todos a entender a teoria Scrum, práticas, regras e valores. O Scrum Master é um líder-servidor do time. O Scrum Master ajuda o time a entender quais de suas interações são úteis e quais não são. O Scrum Master ajuda todos a mudar essas interações para maximizar o valor criado pelo time.


2. A, B e C

No final de cada Sprint, o novo incremento deve ser “Concluído”, o que significa que deve ser potencialmente lancável e atender à Definição de Concluído (DOD) do time.


3. B, C e F

Quando um item do backlog do produto ou um incremento é descrito como “Concluído”, todos devem entender o que “Concluído” significa. Os membros do time devem ter um entendimento compartilhado o que significa o trabalho ser concluído, para garantir a transparência e é usado para avaliar quando o trabalho está concluído no incremento do produto. Esta definição de “Feito” fornece ao time orientação sobre o que é necessário para tornar o incremento entregável.


4. A e B

Uma pessoa ou time trabalhando em um único problema por vez é normalmente mais eficaz do que um que está trabalhando em vários problemas de forma congruente, pois podem focar e dedicar totalmente seus energia para resolver o problema antes de passar para o próximo. Ter um backlog de produto bem estruturado pode ajudar a minimizar dependências e aumentar o foco de cada equipe. O Scrum não determina se os membros da equipe são em tempo integral, meio período ou compartilhados entre equipes. Requer apenas as 3 funções para realizar o Scrum. Isso fornece flexibilidade, pois algumas organizações podem não ter pessoas ou recursos para ter membros dedicados em tempo integral. Por exemplo, uma pessoa com um conjunto de habilidades especializadas que é necessário em mais de uma equipe irá precisa dividir seu tempo entre as equipes, caso contrário, pode se tornar um impedimento. As equipes e a organização só precisam entender que é melhor ter uma pessoa trabalhar em tempo integral em um time do que em meio período em várias equipes. Isso aumenta o foco e reduz a troca de contexto de tempo e esforço. Quanto mais uma pessoa ou equipe muda de contexto, mais resíduos são produzidos durante o tempo necessário para parar uma coisa e acelerar algo mais. O time precisa encontrar um equilíbrio aceitável e isso depende de cada caso.


5. A e D

Os product owners mostram compromisso fazendo o que for necessário para construir o melhor produto possível – e isso significa estar ativamente engajado com suas partes interessadas e times. Isto pode envolver também delegar algumas de suas responsabilidades se/quando necessário, embora ele continue a ser o responsável.


6. B

O Scrum é baseado no controle do processo empírico e define que o conhecimento vem da experiência e tomada de decisões com base no que é conhecido. Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para otimizar a previsibilidade e controlar o risco. No fim de cada sprint, um incremento de trabalho ‘feito’ deve estar disponível para ser inspecionado e adaptado. A falha em entregar um incremento entregável no fim da sprint pode resultar em problemas em decisões, diminuição do valor do produto e aumento do risco.


7. B

Como os desenvolvedores são os responsáveis pelo trabalho, eles são as pessoas recomendadas para inspecionar e adaptar o progresso em direção à meta da sprint. No mínimo, isso é feito a cada 24 horas por meio da daily. É responsabilidade do Scrum Master ensinar ao time o valor e objetivo de cada evento Scrum para que possam otimizar os benefícios de cada evento. Como a daily é propriedade dos desenvolvedores, cabe a eles como esta deve ser executada, embora o Scrum Master possa fornecer orientação para garantir que esta ocorra de acordo com as diretrizes do Scrum.


8. B

O time é responsável por entregar um incremento no fim de cada sprint. Isso requer que o timetenha as habilidades e competências para fazer o trabalho técnico e também resolver os desafios que enfrentarem pela frente. Como os desenvolvedores são os responsáveis pelo trabalho, eles são as pessoas mais indicadas para decidir, assim como resolver os problemas de coordenação, em vez de depender de uma pessoa externo ao time. O Scrum Master fornecerá suporte e orientação, mas não será a pessoa que decidirá como isso será feito, a menos que este  também atue como desenvolvedor.


9 A, B e C

A daily é uma reunião interna dos desenvolvedores para inspecionar o progresso da sprint em direção à meta da sprint e para inspecionar como o progresso do trabalho impactará a conclusão do trabalho. A daily otimiza a probabilidade do time atingir a meta da sprint. Durante cada dia da sprint os desenvolvedores devem procurar entender como irão trabalhar juntos para atingir a meta do Sprint e criar o incremento. Reduzir a frequência da daily aumentará a duração do ciclo de feedback e aumentará o risco do time desviar do curso.


10. A e D

Todos os eventos possuem uma duração máxima. Isto ajuda o time, não apenas para manter o foco, mas também a melhorar os eventos no futuro. Permitir que eventos sejam adiados ou estendidos além da duração máxima tornará difícil melhorar a execução desses eventos são executados. Os desenvolvedores modificam o backlog da sprint ao longo da sprint e este surge durante a sprint. Este comportamento emergente ocorre à medida em que os desenvolvedores trabalham com o plano e aprendem mais sobre o trabalho necessário para atingir a meta da sprint.


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Abrir
Posso Ajudar?